terça-feira, 29 de maio de 2012

Congresso mundial de sustentabilidade em BH


Capital vai receber representantes de 1.200 cidades no Iclei



Belo Horizonte recebe, entre os dias 14 a 17 de junho, o Congresso Mundial do Iclei (International Council for Local Environmental Initiatives ou, em português, Governos Locais pela Sustentabilidade), que reúne mais de 1.200 mil cidades e associações comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Realizado a cada três anos, este evento na capital mineira será o primeiro na América Latina e servirá como preparação e definição de estratégias para as temáticas que serão tratadas na Rio + 20, no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho.

A capital mineira concorreu com outras 35 importantes cidades de todo o mundo para sediar o congresso. "Através do Iclei, estaremos avançando no processo de internacionalização da cidade e consolidando os conceitos que propomos construir dentro de um planejamento de longo prazo para a capital", ressaltou, Márcio Lacerda. De uma forma geral, a escolha de Belo Horizonte evidencia os avanços da cidade na implantação de políticas voltadas à sustentabilidade. Ações destinadas a garantir o desenvolvimento sustentável já são realidade, como, por exemplo, a proibição do uso de sacolas plásticas não biodegradáveis pelo comércio, além de políticas públicas que a consolidam como referência no país e no mundo.

As atividades do Iclei 2012 acontecerão ao longo do Circuito Afonso Pena, uma das avenidas mais importantes de Belo Horizonte. A idéia é possibilitar uma maior mobilidade do público durante o evento. A programação inclui seminários, workshops, visitas a pontos turísticos da capital. Além disso, dois experts em sustentabilidade e qualidade de vida farão palestras na cidade.

Um deles é o próprio criador do conceito de Iclei, o canadense Jeb Brugmann. Praticante e pensador sobre processos de inovação, há 25 anos ele vem ajudando comunidades pobres a terem acesso aos benefícios da globalização. Consultor de estratégia corporativa e urbana, Brugmann soma trabalhos desenvolvidos em dezenas de cidades e regiões rurais de 28 países.

O outro é o colombiano Gil Pelañosa, mestre em Gestão pela Universidade da Califórnia. Como comissário de Parques, Esporte e Lazer da capital colombiana, Bogotá, ele projetou e construiu mais de 200 parques, entre eles o famoso Simón Bolívar, com 360 hectares. Também abriu 91 quilômetros de estradas sem carros da cidade aos domingos, a Ciclovia, onde mais de 1.500 pessoas caminham, correm, andam de bicicleta e skate.

Rio + 20, vinte anos depois da Eco 92

Exatos 20 anos após a Eco 92 (a conferência da ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento), ocorrida no Rio de Janeiro em 1992, a capital fluminense vai sediar a Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - UNCSD), marcada para o período de 13 a 22 de junho.  O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político dos governos dos países para o desenvolvimento sustentável do planeta. Cerca de 150 chefes de estado e delegações de 193 países são esperados. E deles espera-se que avaliem as lacunas ainda existentes e encarem os novos desafios emergentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG

domingo, 20 de maio de 2012

Quem se Importa

"Quem se Importa" apresenta diversas (felizes) histórias sobre empreendedorismo social. Entre os entrevistados, estão Muhammad Yunus (Prêmio Nobel da Paz) e Bill Drayton (fundador da Ashoka). 
O documentário reúne os mais importantes expoentes do setor social do mundo. 
As filmagens aconteceram em sete países.





Entrevistados: 
Muhammad Yunus, Bill Drayton, Al Etmanski, Bart Weetjens, Dener Giovanini, Eugenio Scannavino Netto, Isaac Durojayie, Jehane Noujaim, Joaquim Melo, Joaquín Leguía, John Mighton, Karen Tse, Mary Gordon, Oscar Rivas, Premal Shah, Rodrigo Baggio, Vera Cordeiro e Wellington Nogueira.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Apresentação do Projeto Dignidade


A Fundação Dom Cabral, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos, tem como um dos seus objetivos ser relevante para a sociedade.

Em iniciativa inédita, a Fundação Dom Cabral vai oferecer capacitação gratuita a pessoas que tenham iniciativas, projetos ou ideias que contribuam com a redução das desigualdades sociais no Brasil. Se você possui um negócio na Grande Belo Horizonte que beneficie a população de baixa renda ou tem um projeto cuja implantação pode contribuir com o combate à pobreza na região, inscreva-se no Dignidade. Com a iniciativa, será possível identificar, desenvolver e potencializar ideias e negócios que reduzam a pobreza e façam do Brasil um país com mais inclusão social.

Confira o video onde os idealizadores dos projetos selecionados pelo Projeto Dignidade falam sobre seu trabalho.