quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eco-dicionário: Entenda os termos


Conheça o significado de algumas palavras e expressões muito usadas quando o assunto é meio ambiente

Agroquímicos

Produto químico utilizado nas plantações para o combate e a prevenção de pragas e doenças agrícolas.

Aquecimento global

É o aumento da temperatura média do planeta Terra em decorrência do efeito estufa. São várias as consequências do aquecimento global. Algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta, como o aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra).

Além disso, os cientistas hoje já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura média do planeta em 0,8º C desde a Revolução Industrial. Acima de 2º C, efeitos potencialmente catastróficos poderiam acontecer, comprometendo seriamente os esforços de desenvolvimento dos países. Em alguns casos, países inteiros poderão ser engolidos pelo aumento do nível do mar e comunidades terão que migrar devido ao aumento das regiões áridas.

Aterros sanitários

Área de depósito de resíduos sólidos que segue padrões técnicos adequados visando proteger o ambiente e a saúde humana.

Biodegradável

Item capaz de se decompor, por meio da ação de microorganismos, quando em situações adequadas.

Camada de ozônio

Camada da estratosfera com aproximadamente 20 quilômetros de espessura que concentra cerca de 90% de ozônio atmosférico e protege nosso planeta dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta proveniente do sol.

CFC

Chama-se clorofluorcarbono o principal gás usado na fabricação de espumas e alguns aerossóis, que destrói a camada de ozônio.

Degradável

Substância que pode ser decomposta.

Desenvolvimento sustentável

Modelo de desenvolvimento que utiliza os recursos da natureza, sem destruí-los, para um crescimento econômico que também aprimore a qualidade de vida das pessoas e respeite a natureza, mantendo a possibilidade de as próximas gerações suprirem suas próprias necessidades.

Ecologia

Ciência que estuda as interações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.

Educação ambiental

Processo que utiliza conjuntos de atividades e idéias que motivam a sociedade a conhecer e adotar comportamentos visando a melhoria e a preservação do meio ambiente, além da interação consciente com o mesmo.

Eficiência energética

Eficiência energética é nada mais que aproveitar melhor a energia sem desperdiçá-la. Por exemplo, quando se diz que uma lâmpada é eficiente, isso quer dizer que ela ilumina o mesmo que as outras, consumindo menos energia. Ou seja, mesma iluminação, com menos gasto de energia.

Florestamento

Inserção de uma floresta onde não havia antes.

Gestão ambiental

Forma de administrar a apropriação e o uso dos recursos ambientais com o mínimo de impacto, de modo a assegurar o benefício continuado à sociedade.

Lixo orgânico

Restos de vegetais, animais e de tudo o que um dia esteve vivo.

Lixo reciclável

Material que pode ser reaproveitado para elaboração de novos produtos.

Poluição

Introdução de substâncias nocivas ao meio ambiente.

Preservação

É a proteção de determinadas áreas e dos recursos naturais. Significa manter intacto, sem intervenção humana.

Reciclagem

É o processo de transformação de materiais que já foram usados e descartados.

Recurso ambiental

A fauna, a flora, o solo, a atmosfera, as águas subterrâneas e superficiais, os estuários, mar territorial, elementos da biosfera, subsolo, enfim, todos os recursos da natureza.

Recurso não renovável

O que não é regenerado após o uso. Os recursos minerais, por exemplo, se esgotam e não se reproduzem após serem extraídos da natureza. O petróleo também é um recurso não renovável.

Recurso renovável

Recurso que pode ser regenerado após o uso.


Fonte: IPAS - Iniciativa Pro-alimento Sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário