quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Engenheiros criam mecanismo que permite os usuários gerarem energia elétrica com seus sapatos


O corpo humano desperdiça uma grande quantidade de energia diariamente e que tal capturar essa energia e armazená-la? Engenheiros da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, criaram um conceito de sapatos que são capazes de tornar os passos do usuário em energia elétrica. 



De acordo com o site Popular Science, os pesquisadores, liderados pelo Prof. Tom Krupenkin, engenheiro na University ode Wiscons, utilizaram um processo já conhecido, intitulado electrowetting (sem tradução para o português, mas é algo como “molhar com eletricidade”), para desenvolver o mecanismo, que é capaz de gerar energia desenvolvendo aproximadamente 10 watts de potência com uma simples caminhada.

O eletrocwetting é um princípio em que um líquido hidrofóbico, no caso óleo sobre a água, é forçado a se movimentar (ou modificar seu formato) pela aplicação de corrente elétrica. No calçado proposto, os cientistas conseguiram o efeito inverso: o sapatos forçam essa mistura de líquidos sobre alguns eletrodos, criando uma corrente elétrica que é armazenada em uma bateria.

A tecnologia pode ser muito bem aproveitada no dia a dia, já que para andarmos aplicamos nosso peso sobre toda a extensão dos nossos pés.

Os pesquisadores também incorporaram uma porta microUSB na parte de trás do sapato conceito, o que irá permitir que os usuários recarreguem seus aparelhos móveis com a energia limpa armazenada.

Infelizmente, os sapatos são apenas um conceito, mas não será muito difícil para o grupo de engenheiros desenvolverem o produto final. Todavia, ainda não tem ninguém interessado. Pena.

Um comentário:

  1. Idéias e conceitos muito interessantes e de visão de futuro. É isso que estamos precisando neste mundo de consumismo exagerado e sem precedentes. Quem sabe empresas com essa mentalidade não incentivem mais essas pesquisas para que num futuro PRÓXIMO tenhamos produtos finais com esses diferenciais.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir