sexta-feira, 27 de julho de 2012

ECOTINTA


ECOTINTA - PRODUZIDA A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA



É evidente que a água é o bem mais precioso para nossa existência, porémo que a grande maioria desconhece é a geração de mais de 35.000 toneladas/ano de resíduos (dados do estado de São Paulo) para que esta se torne em condição própria de consumo e potabilidade. A disposição final desse resíduo representa cerca de 30 a 50% dos custos operacionais de uma Estação de Tratamento de Água.Neste cenário, a GED, com sua atuação no tratamento e reciclagem de resíduos inova com a criação do Projeto Ecotinta, cuja tinta é feita a partir da reutilização do lodo de Estação de Tratamento de Água.Tal resíduo, que possui as mesmas composições físico-químicas encontradas no sedimento da água bruta captada, acrescido de produtos químicos utilizados no processo de coagulação, detém ótimas características físico-químicas, propícias a sua reutilização na fabricação de tintas, como por exemplo, a alta concentração de óxido de ferro que proporciona um ótimo e duradouro pigmento marrom-avermelhado.

Vantagens:
- Baixo custo de produção em relação as tintas convencionais.
- Projeto de acordo com a Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305 – Agosto de 2010);
- Produto com alta qualidade em suas aplicações (fixação, durabilidade e estética).
- Produto ecologicamente correto, que reutiliza e agrega valor ao resíduo gerado.
- Projeto de acordo com a Nova Política de Resíduos Sólidos.
- Substitui fontes naturais de matéria-prima, especialmente os minerais utilizados na fabricação de tintas convencionais.

Fonte: GED Inovaçao

Um comentário:

  1. Vocês deveriam ter vergonha de divulgar uma tinta acrílica que se diz ecológica. Desde quando plástico é ecológico? Vocês acham que resina acrílica é o que? É por isso que o Brasil vem rumando ladeira abaixo: porque a mentira tenta, o tempo inteiro, se colocar como verdade. E porque tem sempre gente para fazer esse jogo ridículo ou endossar essas falcatruas. Lamentável.

    ResponderExcluir