segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Voluntariado Transformador

Fórum Internacional acontece em Belo Horizonte no próximo mês; coordenador do ODC participa da plenária “Voluntariado e Interculturalidade”


Nos dias 04, 05 e 06 de novembro, Belo Horizonte sediará o I Fórum Internacional e o II Fórum Nacional do Voluntariado Transformador. Na ocasião, será assinado um Protocolo de Intenções para a criação do Observatório do Terceiro Setor, com o objetivo de fomentar estudos, construir políticas e contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

Além disso, o Fórum pretende orientar governos, pesquisadores e voluntários para o enfrentamento dos desafios ligados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODMs e sistematizar o papel do voluntariado como eixo temático para a RIO 2012, maior conferência sobre Sustentabilidade do mundo, que ocorrerá no ano que vem no Rio de Janeiro.

A proposta de internacionalização do Fórum surgiu a partir da repercussão causada em sua primeira edição, em março de 2010, com o intuito de apresentar a Lei Estadual nº 18.716/2010, marco histórico e regulatório para a prática do voluntariado no Brasil e no mundo.

Este ano, o evento dá continuidade ao diálogo sobre o Voluntariado e sua interface com o conceito de Desenvolvimento Sustentável. O evento recebeu a Chancela da Organização das Nações Unidas – ONU e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A programação conta com palestras, debates e worshops. Os temas refletem sobre a importância do voluntariado em operações de cooperação humanitária internacional; o papel do voluntariado transformador para o desenvolvimento sustentável; voluntariado e suas implicações no desenvolvimento econômico social; voluntariado e meio ambiente, entre outros.

O coordenador do ODC, José Márcio Barros, o antropólogo e cientista social, participará da Plenária 4, no Eixo Sustentável 3, sobre “Voluntariado e Interculturalidade”, que acontece no sábado (05), às 16horas.

O evento acontece no Centro de Educação Corporativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, situado na Avenida Isabel Bueno, 442 – Bairro Jaraguá – Belo Horizonte – Minas Gerais.

Mais informações pelos telefones:

IGETEC – (31) 3269-9343 ou (31) 9805-9905

Coord. Comunicação do Fórum: (31) 3088-2112 ou (31) 9619-3939



Nenhum comentário:

Postar um comentário