quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Mantega: tarifa para importação de têxteis visa emprego
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a adoção da tarifa "Ad Rem" para a importação de produtos têxteis é uma salvaguarda ao setor que tem como foco principal a preservação dos empregos nacionais. "O objetivo é salvaguardar os empregos de um setor que é criativo. Se, além disso, tivermos uma arrecadação maior, não vamos reclamar e todo mundo vai sair ganhando", destacou, com bom humor, em São Paulo, depois de ter recebido a medalha de honra ao mérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). O ministro não informou qual seria o aumento de arrecadação com esta decisão.
De acordo com Mantega, o governo enviará uma petição à Organização Mundial do Comércio (OMC) para substituir o regime de tributação sobre os produtos têxteis importados de "Ad valorem" para "Ad Rem", o que deverá ter caráter provisório e poderá ser aplicado em no máximo 3 meses. Ou seja, até março o novo sistema de tributação para esta categoria de importados estaria em vigor. Segundo ele, o governo poderá adotar salvaguardas semelhantes para outros setores produtivos, sobretudo industriais. O ministro, contudo, não quis falar quais seriam esses segmentos.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Sony apresenta bateria feita com papel
A Sony apresentou sua linha de produtos ecológicos e entre eles estava a Bio Battery, protótipo feito com papel reciclado.
Na demonstração, a Bio Baterry da Sony pode ligar um pequeno ventilador
O protótipo da bateria orgânica exibida pela Sony pode “digerir” papéis que foram jogados fora e transformá-los em uma energia limpa. O processo funciona de forma nada convencional para baterias e lembra bastante o sistema digestivo.
Uma enzima digestiva (chamada de “Cellulase”), quebra a celulose (encontrada em papéis ou papelão) em glicose, e este açúcar resultante que faz gerar energia. Na exibição o dispositivo foi suficiente para ativar um pequeno ventilador (vide foto).
O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, pois a Bio Battery ainda gera poucas quantias de energia. Mas a mesma promete ser um grande potencial para transformar lixo em eletricidade em grande escala.
Fonte: INFO online
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Engenheiros criam mecanismo que permite os usuários gerarem energia elétrica com seus sapatos
De acordo com o site Popular Science, os pesquisadores, liderados pelo Prof. Tom Krupenkin, engenheiro na University ode Wiscons, utilizaram um processo já conhecido, intitulado electrowetting (sem tradução para o português, mas é algo como “molhar com eletricidade”), para desenvolver o mecanismo, que é capaz de gerar energia desenvolvendo aproximadamente 10 watts de potência com uma simples caminhada.
O eletrocwetting é um princípio em que um líquido hidrofóbico, no caso óleo sobre a água, é forçado a se movimentar (ou modificar seu formato) pela aplicação de corrente elétrica. No calçado proposto, os cientistas conseguiram o efeito inverso: o sapatos forçam essa mistura de líquidos sobre alguns eletrodos, criando uma corrente elétrica que é armazenada em uma bateria.
A tecnologia pode ser muito bem aproveitada no dia a dia, já que para andarmos aplicamos nosso peso sobre toda a extensão dos nossos pés.
Os pesquisadores também incorporaram uma porta microUSB na parte de trás do sapato conceito, o que irá permitir que os usuários recarreguem seus aparelhos móveis com a energia limpa armazenada.
Infelizmente, os sapatos são apenas um conceito, mas não será muito difícil para o grupo de engenheiros desenvolverem o produto final. Todavia, ainda não tem ninguém interessado. Pena.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Greenpeace divulga Guia de Eletrônicos Verdes
Entre os critérios utilizados, são analisados a quantidade de substâncias químicas consideradas perigosos a saúde humana e ao meio ambiente, o uso de técnicas para redução de emissão de carbono, o sistema de reciclagem utilizado pela empresa e todo o ciclo de produção, incluindo a produção de embalagens.
A primeira empresa da lista é a HP, com 5,9 pontos. Em seguida está a Dell (5,1), Nokia (4,9), Apple (4,6), Philips (4,5) e Sony Eriksson (4,2).
Entre os esforços dessas empresas, a HP rastreia a cadeia produtiva dos fornecedores para garantir que todas as etapas sejam realizadas de acordo com as normas e a Dell está eliminando o uso de substâncias químicas, principalmente o PVC.
Confira a lista completa abaixo:
HP – 5,9
Dell – 5,1
Nokia – 4,9
Apple – 4,6
Philips – 4,5
Sony Eriksson – 4,2
Samsung – 4,1
Lenovo – 3,8
Parasonic – 3,6
Sony – 3,6
Sharp – 3
Acer – 2,9
LG – 2,8
Toshiba – 2,8
RIM – 1,6
Fonte: Atitude Sustentável
terça-feira, 29 de novembro de 2011
O Futuro que Queremos: campanha da Rio+20
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Movimento Gota d' Agua
O Movimento Gota D’ Água surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. Queremos mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país. Utilizamos nossa experiência em comunicação para dar voz aqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. O Movimento apoia soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum. O Gota D’Água é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas.
A primeira campanha do movimento discute o planejamento energético do país pela análise do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, a mais polêmica obra do PAC. O braço técnico desta campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: "Movimento Xingu Vivo Para Sempre" e o "Movimento Humanos Direitos".
A missão da Gota D’Água é comover a população para causas socioambientais utilizando as ferramentas da comunicação em multiplataforma – Hoje existem inúmeros caminhos de se produzir conteúdo relevante para atingir e envolver as mais diversas audiências nos mais diferentes meios. Nossa proposta é usar estas inovações para seduzir e mobilizar a sociedade para causas socioambientais.
Conselho: Maria Paula Fernandes, Sergio Marone, Marcos Prado, Juliana Helcer, Enrico Marone, Ana Abreu, Sérgio Maurício Manon, Tica Minami, Ricardo Rezende, Luciana Soares de Souza, Ana Luiza Chafir, Thiago Teitelroit, Maria Paula Fidalgo, Luiza Figueira de Mello, Paulo Fernando Gonçalves, Carolina Kuenerz, Fernanda Mayrink, Miguel Pinto Guimarães.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Voluntariado Transformador
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Sonho Brasileiro
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
SUSTENTABILIDADE – Canibais com Garfo e Faca
SUSTENTABILIDADE – Canibais com Garfo e Faca
Os três pilares da Sustentabilidade – TRIPLE BOTTOM LINE: Profit – Planet – People
O livro que criou os conceitos da sustentabilidade por meio de três vertentes: a prosperidade econômica, a qualidade ambiental e a justiça social representadas pelos três pilares reconhecidos como Triple Bottom Line: Profit - Planet - People. O livro SUSTENTABILIDADE - Canibais com Garfo e Faca identifica as revoluções que ocorrem no mundo dos negócios e que estão redefinindo as economias e as grandes corporações para o futuro. Cada vez mais temos visto empresas preocupadas e comprometidas com o meio ambiente, com as questões sociais e com o mundo que deixaremos para as próximas gerações. Este livro é realmente brilhante. Não só pela criação dos conceitos da sustentabilidade, mas principalmente pela forma pragmática e convincente que analisa e identifica como empresas poderão e deverão proceder para sobreviver com sucesso nos próximos anos. Independentemente dos ciclos e crises econômicas que assolam o mundo de tempos em tempos, a implantação do conceito de sustentabilidade é irreversível. A humanidade como um todo depende da sustentabilidade para a manutenção da qualidade ambiental, e as empresas dependem da sustentabilidade para a saúde dos seus negócios. Apresentado dentro de uma abordagem global, o triple bottom line irá direcionar e conduzir as corporações, as empresas, as ONGs, os governos, as pessoas a um objetivo único na implantação dos conceitos de sustentabilidade em todo o mundo. O autor nos brinda nesta edição com um prefácio atual e dedicado ao Brasil.
SOBRE O AUTOR
JOHN ELKINGTON - Sócio Fundador e Chairman Executivo de Volans, também cofundador de SustainAbility (1987, onde ele é membro não executivo da Diretoria) e de Environmental Data Services (ENDS, 1978), John Elkington é uma autoridade mundial em responsabilidade corporativa e desenvolvimento sustentável. Professor Visitante no Doughty Centre for Corporate Responsibility na Cranfield School of Management. Ele preside a Foundation for Democracy & Sustainable Development (FDSD) e o Aflatoun Impact and Policy Analysis Steering Group. Autor de 17 livros, incluindo Green Consumer Guide; Canibais com Garfo e Faca, o livro que trouxe o conceito do triple bottom line; e The Power of Unreasonable People: How Social Entrepreneurs Create Markets That Change the World, em coautoria com o cofundadora da Volans, Pamela Hartigan. Palestrante internacional, discursou em mais de 500 conferências ao redor do mundo.
Fonte: M. Books
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
BH Sustainability Jam 2011
Inscrição BH Sustainability Jam 2011
Dias 28, 29 e 30 de Outubro de 2011
Horários oficiais: 28 (19h - até o happy hour acabar), 29 (10h às 19h) e 30 (10h às 17h)
Local: Greco Design (www.grecodesign.com.br)
Valor da inscrição: R$49
Para fazer sua inscrição clique aqui!
Mais informações: www.globalsustainabilityjam.org
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Vale a pena conferir e fazer os cursos de Educação a distancia do SEBRAE
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Carregador de energia solar para aparelhos eletrônicos
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
55,8% do PET é reciclado no Brasil, diz Censo
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Dicas simples para tornar sua empresa mais sustentável
Se você pensa que investir em sustentabilidade é possível apenas para grandes empresas que tenham faturamento alto e folga no orçamento, pensou errado. “Esta é uma cultura que está mudando aos poucos”, diz Rogério Gurgel, gerente do Itaú Empresas e consultor do Extreme Makeover. Segundo ele, a resistência dos pequenos empresários em adotar ações de sustentabilidade é resultado da impressão errada de que se trata de um gasto e não de um investimento e de que a empresa, por ser pequena, não causa impactos relevantes.
O Itaú, um dos parceiros do Extreme Makeover, foi um dos vencedores do Prêmio Época Empresa Verde 2011 graças ao conjunto de medidas que toma para amenizar seu impacto ambiental. Os cuidados vão desde a adaptação do isolamento térmico das janelas, para que seja usado menos ar condicionado, até o investimento em uma usina termoelétrica que gera energia a partir do lixo e é usada para abastecer a sede do banco, em São Paulo. O Itaú já foi eleito, inclusive, o Banco Mais Sustentável do Mundo, de acordo com um levantamento feito pelo Banco Mundial e o jornal britânico Financial Times.
Mas existe uma série de pequenas ações que qualquer empresa, independente do tamanho, pode implementar. “Empresas que adotam boas práticas de sustentabilidade estão um passo à frente quando surgem novas legislações”, pontua Gurgel, citando exemplos como a Lei dos Resíduos Sólidos, que foi promulgada no ano passado e começará a controlar as formas de descarte de lixo, e a proibição das sacolas plásticas, que passará a valer em São Paulo a partir de 2012 – e já vale em cidades como Belo Horizonte e Jundiaí.
Veja algumas dicas que podem ser adotadas na sua empresa:
• Sacolas - Para o consultor do Itaú, não é necessário esperar que a lei contra as sacolas plásticas passe a valer na sua cidade para deixar de usá-las. “Sacolas de papel ou de pano podem até ser usadas em ações de promoção da empresa”, afirma. Foi o que fez a loja de doces DeliCake, empresa participante da edição passada do Extreme Makeover: cada vez que o cliente trouxer de volta a sacola de papel que ganhou da loja recebe um desconto na compra de novos cupcakes.
• Lixo – Lixo tóxico não é apenas aquele que sai das grandes indústrias, contaminado por produtos químicos nocivos. Há uma série de outros produtos que também merecem cuidados especiais na hora do descarte, como pilhas, baterias, computadores, peças eletrônicas e lâmpadas fluorescentes. “Para as baterias e lixos eletrônicos já existem vários locais de coleta em diversas cidades, como pontos das prefeituras e supermercados”, diz Gurgel. “Em casos como o das lâmpadas, que são feitas com mercúrio, é necessário contratar empresas especializadas que fazem o recolhimento e dão o destino correto”, completa.
• Produtos - A sustentabilidade pode ser um grande diferencial para sua empresa. De preferência a produtos que poluam menos o meio ambiente e procure orientar seus clientes quanto ao descarte correto.
• Fornecedores – Antes de contratar um fornecedor, verifique se ele não utiliza mão de obra ilegal, se sua propriedade não está irregular e se sua atividade não prejudica, de alguma forma, a sociedade ou o ambiente. “Existe um risco de imagem, pois sua empresa pode ser associada a fornecedores que não cumprem a legislação ambiental ou trabalhista”, afirma Gurgel.
• Medidas básicas – Você deve praticar na empresa as mesmas ações que faz em em casa: separar o lixo reciclável, não deixar torneiras abertas, trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que gastam bem menos energia. Quem ganha é a própria empresa: tanto a conta de água quanto à de luz ficarão mais baratas.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negocios
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Sustentável 2011 vai construir o documento que definirá as metas brasileiras para a sustentabilidade
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Negócios para a Redução das Desigualdades Sociais
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Dia Mundial Sem Carro
Em 2010, inspirados novamente pelas ações européias, idealizamos a realização de uma semana de ações de mobilização e conscientização sobre os impactos da falta de mobilidade. Esperamos que a iniciativa do Coletivo de Mobilização do DMSC da Cidade de São Paulo se espalhe como um virus por várias cidades deste país. A agenda proposta é que a semana comece no dia 16 de setembro e tenha um grande encerramento no dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro.
Ajude a contruir essa história na sua cidade. Descubra uma cidade melhor!
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
10 dicas para uma viagem mais sustentável
2. Quanto viajar com mais pessoas, vá num carro só. Porém, quando a viagem será feita por apenas uma pessoa, considere outros meios de transporte, como ônibus ou trens.
3. Faça malas leves. Essa ação fará com que os veículos gastem menos combustível para percorrer o mesmo espaço.
4. Leve seus próprios produtos de higiene para os hotéis. Os produtos disponibilizados pelos estabelecimentos em pequenas quantidades consomem muita embalagem. Quando, porém, você utilizar esses produtos apenas parcialmente, leve o restante com você, já que eles serão jogados fora se permanecerem no hotel.
5. Cuide com o Ecoturismo. Apesar de ter esse nome, uma série de ações farão ele ser sustentável ou não. Por isso, cuide quando for fazer passeios em reservas: tente passar desapercebido, sem retirar ou deixar nada no local. É importante também não sair das trilhas organizadas, o que pode prejudicar o meio ambiente.
6. Opte por viajar nas baixas temporadas. Assim, além de a viagem ser mais barata, você evitará as grandes aglomerações de pessoas nos pontos turísticos, o que ajuda a diminuir a quantidade de congestionamento e, consequentemente, o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases do efeito estufa.
7. Não esqueça de tirar os aparelhos da tomada da sua casa quando viajar. Aparelhos em stand-by também gastam energia.
8. Se tiver a assinatura de jornais ou revistas e for viajar por um tempo prolongado, suspenda a entrega do produto. Você provavelmente não irá ler todas as edições perdidas quando voltar de viagem e todo o papel será descartado. Outra opção é avisar um amigo ou vizinho, que pode recolher e ler o material.
9. Utilize meios de transporte coletivo, ande de bicicleta ou caminhe na cidade que você está visitando. Além de poder conhecer melhor o local, você poluí menos o meio ambiente.
10. Cuidado com seu lixo. Aprenda como o lixo é separado no local e descarte o material corretamente.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
8 motivos para consumir alimentos orgânicos
terça-feira, 13 de setembro de 2011
10 dicas para ser sustentável no supermercado
domingo, 4 de setembro de 2011
E-commerce SusttentaVida
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Prêmio para professores Bios & Terra
Este prêmio surgiu como um instrumento para difundir iniciativas positivas para um relacionamento harmonioso com a vida animal, doméstica ou silvestre, contribuindo para a valorização e preservação da biodiversidade.
Podem participar todos os professores da rede pública e/ou particular, enviando iniciativas que podem ser aula, seqüencia didática, ação ou um projeto envolvendo o alunado. São aceitas as iniciativas desenvolvidas desde 2006, com resultados parciais. As iniciativas passarão por 02 comissões julgadoras e a finalista ganhará o prêmio de R$ 1.000,00 em dinheiro direto
Todas as informações são comunicadas por mídias sociais, como facebook, twitter e o site será palco de toda a divulgação. O prazo para recebimento da iniciativa vai até 06 de agosto de 2011.
Desta forma, pedimos apoio na divulgação do concurso Bios&Terra, acreditando que esta pequena iniciativa contribuirá para a valorização da vida animal e a difusão de valores para conduta harmoniosa.terça-feira, 14 de junho de 2011
Desfile sustentável
A transformação do PET em tecido pretende abastecer o mercado e fomentar o consumo consciente, minimizando a geração de resíduos.
Ao procurar produtos feitos de forma ecologicamente correta, o consumidor ajuda a
promover o bem estar de todos!
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Samba Social
O Samba Social é uma açao de solidariedade ao homem e ao meio ambiente. Associando entreterimento e lazer, através de conscientizaçao e solidariedade.
Ações de conscientização tais como:
· Papa pilhas ( Latas de lixo especiais para arrecadarmos pilhas e baterias inutilizadas que serão entregues a uma instituição bancária para serem descartadas de forma apropriadas),
· Arrecadação de garrafas pets para reciclagem,
· lixeiras diferenciadas para reciclagem,
· incentivo de sacolas retornáveis e etc.
Dicas e incentivo de sustentabilidade ao público:
“Lixo não è Lixo” é matéria prima.. Recicle!
O que voce pode fazer pelo futuro do nosso Paneta?
Venha participar, ajudar e se divertir!
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Pano puro
A primeira vez que usei a camisa da chuva colorida foi sensacional! Deixa eu te contar essa historia...
Sábado à tarde dia 09 de abril de 2011, lançamento da marca SusttentaVida, decidindo para onde iríamos curtir a noite de sábado, surge um samba no Concórdia, bora pra la!
Chegando já sentimos o clima super agradável e contagiante do local, samba de primeira qualidade, cheio de gente e todos sorrindo e cantando!
Crianças correndo, dançando, brincando e também observando, no meio de todos um menino de uns 5 a 6 anos olhando minha blusa, se aproxima e me diz:
- Camisa legal essa sua! Gostei do desenho!
Falei para ele que a camisa foi feita de malha PET, que já tinha sido garrafa de refrigerante, ele não acreditou, chegou mais perto, pegou na camisa, sentiu a malha e falou:
- Isso não é PET, é pano puro!
Mostrei para ele a etiqueta dizendo: Malha reciclada, esta camisa já foi PET. Ai sim ele acreditou e saiu correndo chamando a mãe dizendo que ele tinha visto uma camisa que já tinha sido PET.
Sensacional!
quarta-feira, 30 de março de 2011
Escritório verde: informatica
“Um terço do dia é vivido dentro do escritório. O espaço que utilizamos para produzir nosso sustento é lugar para a inspiração de novos negócios, para a criação de novas oportunidades e a troca de vivências entre colaboradores. Uma dessas experiências é a prática da consciência ecológica, que pode gerar economia e promover um ambiente mais agradável, com mais qualidade de vida.
Para garantir o bem-estar no ambiente de trabalho é importante preservar os recursos e ter o bom senso de que o exercício de eco-atitudes só traz benefícios para o escritório e para o mundo.”
Aurea Regina de Sá
Toda semana postaremos uma dica para você transformar seu escritório em um excelente local de trabalho.
Nesta semana as dicas são para informática.
1 Impressora, scanner e fax, se não usados
com frequência, devem permanecer ligados
somente durante o uso.
2 Adapte as configurações de energia do seu
computador clicando em Opções de Energia no
Painel de Controle. Você poderá determinar
prazos para desligar o monitor, discos rígidos e
ativar o processo de hibernação do computador
após algum temo de inatividade.
3 O monitor de LCD é mais econômico que o
tradicional, de tubo. Além de ocupar menos espaço
na mesa, está cada vez mais barato.
4 Cartuchos recicláveis são mais baratos e têm
qualidade semelhante a dos originais.
5 Se for possível, prefira os notebooks aos
computadores de mesa, por serem três vezes
mais econômicos.
6 Se sua empresa sofre com a presença de
mais servidores que necessário e o consequente
custo energético desse excesso, uma saída é a
virtualização. A virtualização de servidores é uma
saída verde, pois divide um servidor físico e
vários ambientes virtuais isolados,
independentemente da quantidade de sistemas
operacionais em uso.